Queimadas: Grupo de capoeira ACEC realizou batizado e troca de corda
Há vários anos desenvolvendo atividades em Queimadas, o Grupo de Capoeira Associação de Capoeira Educação e Cultura realizou Batizado, Troca de Cordéis. O evento aconteceu na manhã deste domingo (10) no Umbuzeiro Campo Clube em Queimadas na região sisaleira da Bahia coordenado por ninja. Vários alunos participaram do evento, que contou ainda com a presença de representantes de grupos de capoeira das cidades da região, empresários . Também a comunidade se fez presente nesse encontro, que teve atividades bastante variadas.

O presidente da Federação de Umbanda dos Cultos Afro-brasileiros de Serrinha José Raimundo Santos Damasceno conhecido (Neguinho) esteve presente no evento o mesmo levou uma diploma ao mestre e parabenizou pelo evento e falou sobre a importância da cultura é um patrimônio que devemos cuida com muito amor e carinho na oportunidade Mestre ninja muito emocionado agradeceu a presença de todos momento importante para a cultura de nosso município.
O empresário Francisco Cesar esteve presente em entrevista a nossa reportagem falou da importância em apoiar eventos que fomentem a cultura no município. “Fico muito feliz e até emocionado quando vejo crianças e jovens se interessando por essa arte magnífica, que é a capoeira, e está em nossa essência apoiar esses eventos, pois mantém a tradição, promovem a saúde e tem o seu papel social, no resgate dos nossos jovens. Parabenizo aqui os organizadores e me coloco à disposição dos fazedores de cultura do nosso município para que, juntos, possamos promover cada vez mais nossos eventos culturais tradicionais”, finalizou o mesmo

Batizado – é o ritual em que o aluno participa da sua primeira roda oficial com um capoeirista mais graduado, formalizando o seu entrada na capoeira. Já troca de cordéis é a cerimônia onde o aluno recebe uma nova corda para amarrar na cintura, de uma cor diferenciada da anterior, simbolizando a mudança do seu nível enquanto capoeiristas.