Queimadas : Realizada com Sucesso Audiência sobre Ataques de Cães a Rebanhos no Município
Na manhã desta quarta-feira (13), foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores de Queimadas-Bahia, Audiência Pública que debateu: “Os ataques de cães a rebanhos no município de Queimadas-BA”, organizada numa parceria entre Executivo, Legislativo, STRAF e Ministério Público. A reunião contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a Promotora de Justiça do município de Queimadas, Núbia Rolim dos Santos, da Promotora de Justiça de Serrinha, Letícia Baird (participação por videoconferência), dos edis da Câmara de Queimadas, do secretário da SDE, Silvio Soares, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Aquino, do coordenador da VISA, Guilherme Cedraz, da representante do STRAF, Alcrisia Simões, além de representantes/produtores de diversas localidades: Sede, Riacho da Onça, Espanta Gado, Gregório, Pedrolândia, Assentamento Nova Paz, entre outros povoados, contando também com a participação de representantes da Secretaria de Educação, Polícia Militar, GCM, APAEB, SENAR, Alforge, Clínica Casa e CONSEP Consultoria Agropecuária.

Metas e resultados
Ao fim da audiência foram definidas 6 propostas/metas a serem trabalhadas como frutos da reunião, entre elas: 1.
O levantamento de casos de acidentes/ocorrências, propondo/incentivando que as pessoas façam boletins de ocorrência e que o município também busque organizar esses casos em planilhas organizadas por região do município, para compilação de dados de referência; 2. O controle de natalidade através da castração em massa dos animais e chipagem dos animais para rastreabilidade; 3. Desenvolvimento de Educação Sanitária/Ambiental, com enfoque também na Posse Responsável dos animais; 4. Houve também a proposta da criação de um Canil Municipal onde foi proposta a substituição desse sistema pela metodologia CED (Captura – Esterilização – Devolução, desses animais aos tutores ou às ruas logo após a castração); 5.
O estabelecimento de um recenseamento de animais no município através de um questionário social que mostre as condições reais do município; 6. A utilização dos agentes municipais de saúde como promotores desse conhecimento e como agentes de diagnóstico dos problemas encontrados e da quantidade de animais em situação de vulnerabilidade no município.

Para o acompanhamento dessas ações foi criada na audiência uma Comissão formada por 13 membros de diversas esferas: 01 membro da Segurança Pública, indicado o chefe da GCM Adalberto; 02 produtores, escolhidos Ito de Zé do leite e o representante da CAMUQ, José Barbosa; 01 representante do STRAF, seu Presidente, Cláudio Magno; 01 representante das ONGs de proteção aos animais, Aslan Silva (Anjos Sem Lar); 03 membros do Executivo pertencentes à Saúde, Meio Ambiente e SDE, sugerido o secretário de Saúde, Alex Ramos, que poderá assumir ou indicar representante, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Aquino e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Soares; 02 membros do Poder Legislativo, escolhidos os edis Leonir e Givaldo; 02 membros da Vigilância Sanitária Municipal, o chefe da VISA, Guilherme Cedraz e o veterinário Acácio Ribeiro; e 01 vaga para representação da classe de veterinários particulares do município, indicado o veterinário Dr. Bruno Cunha