Empresário que gera renda para 300 famílias, ‘Ronaldo do Queijo’ sofre com estradas ruins em Queimadas e Itiúba

Empresário que gera renda para 300 famílias, ‘Ronaldo do Queijo’ sofre com estradas ruins em Queimadas e Itiúba
Publicado em 07/06/2024 às 12:42

Quando Ronaldo Navarro saiu do Ceará com destino a Queimadas tinha a ideia de empreender. Começou, então, a fazer laticínios de forma artesanal. O pequeno freezer virou uma fábrica que, hoje, emprega 25 pessoas diretamente na região. A Dona Clara Navarro Laticínios é sediada em Itiúba – já no limite com Queimadas – e, em abril, captou quase 600 mil litros de leite.

“Além de produzir queijo e manteiga, com todas as exigências do órgão fiscalizador, liberamos o soro extraído do queijo para fornecedores ou não, que utilizam para o alimento dos suínos, aumentando ainda mais a criação e ajudando nos custos da ração”, conta o empresário. Na prática, a empresa gera uma renda indireta para 300 famílias de Queimadas, Itiúba e Ponto Novo.

Mas nem sempre as notícias são boas. Ronaldo reclama de dois problemas que, para ele, são fundamentais: a falta de incentivo das Prefeituras – de Queimadas e Itiúba – e a péssima manutenção das estradas que passam pela sua fazenda. “A fábrica fica distante 1,5 quilômetro da sede do distrito de  Espanta Gado. Não entendemos o motivo de um cidadão sair do Ceará para investir na região e faltar incentivos”, diz.

Ronaldo do Queijo, como é conhecido, ainda sustenta que tenta diálogo com representantes das gestões públicas de Queimadas, Itiúba e Ponto Novo para tentar solucionar parte de suas questões.

WhatsApp