PF faz ação na região sisaleira para combater família suspeita de tráfico internacional de droga

PF faz ação na região sisaleira para combater família suspeita de tráfico internacional de droga
Publicado em 10/10/2024 às 10:17

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10), uma operação para combate ao tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos dois mandados de prisão, nove mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e ativos financeiros.

A ação, batizada de “Roots”, ocorreu nos munícipios de Conceição de Coité, região sisaleira da Bahia; Navegantes, Santa Catarina; e Buri, São Paulo. Os nomes dos investigados não foram revelados por conta da Lei de Abuso de Autoridade.

Segundo a PF, a investigação teve início em 26 de dezembro de 2022, com a apreensão em San Miguel, no Chile, de mais de 70 kg de DMT (dimetiltriptamina), aproximadamente 198 kg de mescalina e cerca de 358 kg de cannabis (maconha). No mesmo dia, o responsável pelo recebimento da carga ilegal no país foi localizado e preso.

Os investigadores perceberam a declaração pela empresa exportadora, no Brasil, de que a substância encaminhada era o extrato da raiz de mimosa acácia. A PF descobriu que, na verdade, se tratava de mimosa hostilis, indicando que havia a intenção em burlar a fiscalização chilena, já que a mimosa hostilis (substância psicodélica) é controlada pelos órgãos fiscalizatórios.

Os investigados, que fazem parte do mesmo grupo familiar, também encaminharam a droga para diversos outros países como Bulgária, Canadá e Argentina.

WhatsApp