Queimadas: 1 Mostra de Conhecimento do Colégio Sônia Maria Silva
Apresentações alusivas ao tema inclusão, mesa redonda e palestra motivacional com Cláudio Oliveira de Monte Santo marcaram o segundo dia da I Mostra de Conhecimento do Colégio Sônia Maria Silva que tem como tema “Escola Sônia Silva Inclusiva- Eu também faço parte.
A inclusão, as políticas públicas, a resiliência, uma readequação de pensamentos e valores um caminho novo de vida e de acesso a tudo aquilo que é de direito da pessoa com deficiência foram assuntos debatidos na mesa redonda.

O palestrante da noite Claudio Vieira de Oliveira que nasceu em Monte Santo, na Bahia, e, assim que respirou pela primeira vez fora do ventre materno, foi condenado à morte pelos médicos que o trouxeram ao mundo. A mãe foi aconselhada a deixar que o filho morresse — afinal, aparentemente ele não tinha chances de continuar vivendo. Mas, apesar da perspectiva cruel, Claudio é hoje um ótimo exemplo de superação.
O baiano nasceu com sérios problemas e deformações nas articulações, sendo que sua cabeça é totalmente virada para baixo, encostando-se às suas costas. Ainda assim, sua formação óssea e articular não o fizeram morrer, e hoje Claudio conta sua história em palestras motivacionais.

“Acho que nasci designado a cumprir uma missão: ser exemplo de perseverança e superação. Mostro que podemos enfrentar todos os problemas e obstáculos. Temos que aceitar a vida e vivê-la. Gosto de sair com os amigos, danço, namoro, viajo, faço tudo. Essa motivação é fruto de minha família, que nunca me enxergou como um deficiente e sim com igualdade. E é isso que me fortalece”, ressaltou Cláudio.