Irmãs Beneditinas Missionárias completam 40 anos de missão, com marcos profundos no sertão baiano

Irmãs Beneditinas Missionárias completam 40 anos de missão, com marcos profundos no sertão baiano
Publicado em 02/12/2025 às 12:29

A Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias, presente no Brasil desde 1985, celebra em 2025 seus 40 anos de missão, serviço pastoral e testemunho evangélico no território nacional.

Em Queimadas, no Nordeste da Bahia, o grupo marcou profundamente a história religiosa, social e comunitária. Para celebrar as quatro décadas, a data será lembrada com uma Missa Festiva no próximo domingo (7/12), às 19h30, no Chalet, presidida por Dom Hernaldo Pinto Farias, Bispo da Diocese de Senhor do Bonfim.

Vindas da Polônia, as primeiras missionárias – entre elas Ir. Marcelina, Ir. Jacinta e Ir. Escolástica – chegaram ao sertão baiano movidas pelo espírito beneditino de ora et labora e pela coragem de quem deixa a própria terra para anunciar o Evangelho em solo distante.

Nestes 40 anos, para a Igreja Católica, a congregação contribuiu decisivamente para a formação cristã de gerações, o fortalecimento das comunidades, o cuidado pastoral e diversas ações sociais voltadas para crianças, jovens, idosos e famílias.

O Pe. Francisco Pereira, Administador paroquial da Paroquia Santo Antônio das Queimadas reconhece nas Irmãs Beneditinas uma presença de fé, trabalho, simplicidade e proximidade. “A atuação das religiosas marcou e continua marcando profundamente a caminhada pastoral, especialmente nas áreas de catequese, liturgia, assistência social, educação e fortalecimento da vida comunitária” .

WhatsApp