Câmara de Queimadas aprova ‘PL do camarote’ e irrita ambulantes

Câmara de Queimadas aprova ‘PL do camarote’ e irrita ambulantes
Publicado em 26/11/2025 às 8:01

Vereadores de Queimadas, no Nordeste da Bahia, aprovaram, na tarde desta terça-feira (25/11), o Projeto de Lei que dá prioridade a barraqueiros, ambulantes e comerciantes informais moradores da própria cidade para trabalhar em festas populares municipais.

O texto já está sendo batizado informalmente de “PL do camarote” por conta de um artigo polêmico, alvo de debates entre oposição e situação, na sessão da manhã.

O texto, além de dar a prioridade aos barraqueiros, ainda proibia instalação de camarotes nas festas tradicionais da cidade, como a Festa da Lavagem. Na sessão da manhã, o vereador Givaldo de Bimba (MDB) defendeu o dispositivo, mas gerou discussão. À tarde, já com a retirada desse artigo, o Projeto de Lei foi aprovado. Na prática, está autorizada a instalação dos camarotes nas festas.

Apesar de dar prioridade aos ambulantes locais nas festas, o Projeto de Lei irritou a categoria. Os barraqueiros alegam que a instalação de camarote – com bebidas e comida vendidas lá dentro – diminui o movimento.

A presidente da associação, Lucimeire Senna, e o vice, César Salgado, protestaram. Para eles, deveria ser feito processo licitatório para administração do camarote, com presença dos ambulantes locais lá dentro. Isso não aconteceu na Festa da Lavagem de 2025.

Votaram a favor do PL: Gordo de Pininho; Fábio Professor; Neguinho; Neto; Valda; Alan da Carlange; e Didi. Ito da Ambulância, Givaldo de Bimba, Paulo do Riacho e Toninho votaram contra.

WhatsApp