Depressão e autismo: quando procurar um médico? Psiquiatra explica
Depressão, autismo e preconceito em se consultar com psiquiatra. Para falar desses assuntos, a reportagem do Notícias de Queimadas e Região entrevistou o psiquiatra Maike Araújo. Os temas são de interesse público.
“A depressão é diferente da tristeza. A tristeza é natural do ser-humano. Em alguns casos, essa tristeza fica mais rotineira e atrapalha a rotina. Para a gente dar diagnóstico, não basta apenas a tristeza. Há outros sintomas, como falta de ânimo para as atividades, alteração no sono e alteração no peso também. Além disso, o paciente perde aquela sensação de prazer das coisas da vida”, pontuou o médico.
Para Maike Araújo, é importante que o paciente procure um psiquiatra. Isso esbarra em outra situação: a de que algumas pessoas têm preconceito em marcar um exame, por acreditarem que o especialista trata apenas “loucos”.
“Essa é uma dúvida muito frequente. Muitas pessoas, inclusive, deixam de procurar o psiquiatra mesmo passando por algum momento difícil da vida por conta desse preconceito que algumas pessoas têm. O psiquiatra é o especialista médico capaz de diagnosticar e tratar transtornos emocionais”, ponderou.
AUTISMO
Em Queimadas e outras cidades da região sisaleira, são comuns diagnósticos de crianças com autismo. Para o médico, o distúrbio deve ser diagnosticado o quanto antes porque, apesar de não ter cura, tem tratamento.
“Autismo é transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por algumas alterações no comportamento da criança, principalmente a dificuldade na interação social e comunicação social, o atraso de fala. Além disso, há comportamentos restritos e repetitivos”, sustentou Araújo.
“O paciente pode apresentar outros sinais. Geralmente, a criança autista tem dificuldade de olhar nos olhos, ela anda na ponta dos pés, não gosta muito do toque. São crianças sensíveis a barulho, alguns específicos, como fogos de artifício e liquidificador. É importante que, se seu filho apresenta dificuldade em socializar ou apresenta algum desses sintomas, você procure ajuda. É importante o diagnóstico o mais breve”, disse.
Maike atende em Queimadas, a cada 15 dias, na Clínica Ultramed, na Praça Coronel Elias Marques, 25.
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram