Governo lança programa para controlar população de cães no sisal; veja como vai funcionar e cidades beneficiadas
O Governo da Bahia lançou, nesta sexta-feira (5/9), o Projeto de Controle Populacional de Cães no Semiárido. A iniciativa foi anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues durante visita a Gavião, e tem como objetivo reduzir ataques a rebanhos, minimizar impactos à saúde pública e ao meio ambiente, além de promover o bem-estar animal.
O projeto conta com ações como esterilização cirúrgica, vacinação preventiva, identificação por microchip e campanhas de conscientização sobre guarda responsável, envolvendo mutirões e parcerias com clínicas veterinárias.
A execução será realizada nos territórios Bacia do Jacuípe e Sisal, entre outubro de 2025 e março de 2026, com meta de atender cerca de 10 mil cães. Para isso, serão disponibilizados dois castramóveis para suporte às atividades itinerantes e o investimento total será de R$ 5 milhões.
Serão beneficiadas as cidades de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano, Valente, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Serrolândia, Várzea da Roça e Várzea do Poço.
ATAQUES
O problema do ataque de cães aos rebanhos tem se tornado frequente. No fim do mês passado, o NQ+ mostrou que 13 ovinos e caprinos foram alvos em Santaluz. Na madrugada desta sexta-feira (5/9), ovinos foram atacados na Lagoa da Cisterna, em Queimadas.
“Quarta vez. Um animal atacado por cachorro. Já comeram a metade da orelha. Olha o buraco, na traseira do animal. Olhem os pés, inchados. Sinto a dor de outros criadores. Até quando vamos permitir isso? Em Queimadas, vejo números grandes de cachorros. Esses cachorros acabam vindo para a zona rural. Uma manada de quatro, cinco, ataca um animal indefeso”, disse, por meio de um vídeo, o criador, Erick Queiroz.
Ver essa foto no Instagram
“Estou chateado. Peço aos poderes que tomem providência. O nordestino está cansado de tomar prejuízo na propriedade”, pontuou.