Lixo de milhões: Prefeitura de Queimadas planeja gastar R$ 7,3 mi com empresa para limpeza
Por: Jean Mendes
A Prefeitura de Queimadas planeja gastar R$ 7,3 milhões para contratar, por um ano, empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana. O aviso de licitação foi assinado pelo prefeito Ricardo Lopes (PSD) e divulgado no Diário Oficial do Município de sexta-feira (24/10). O edital está disponível para os interessados.
Dentre as justificativas para lançar a licitação multimilionária, a gestão municipal levou em consideração a “grande complexidade logística à execução dos serviços de coleta e limpeza, em razão da dispersão populacional e das condições de acesso em povoados e distritos mais afastados”.
Ainda de acordo com o edital, hoje, a coleta de lixo enfrenta cobertura parcial em áreas rurais, com registros de descarte inadequado. Além disso, são esperadas coletas de 26 toneladas de resíduos por dia, o que também reforça o pedido de aumento da frota de coleta.
O orçamento aponta 13 ações que devem ser realizadas pela empresa vencedora, como: poda de árvores, com diâmetros e tamanhos diferentes; transporte de material; limpeza manual de terreno. São previstos ainda uso de caminhões basculantes, pás e retroescavadeira.
O maior valor, pouco mais de R$ 2 milhões, será destinado para a varrição das ruas de Queimadas.
“Os quantitativos definidos para a contratação dos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos no Município de Queimadas, abrangendo sede, distritos e povoados, foram estabelecidos com base em criterioso estudo técnico de dimensionamento operacional, elaborado pela engenheira sanitarista responsável, e em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, justificou, ainda.
O edital foi assinado pelo secretário de Infraestrutura, Transportes, Obras e Serviços Públicos, Fábio da Silva.