Pacientes oncológicos perdem consultas em Salvador por falta de TFD em Santaluz, denunciam vereadores

Pacientes oncológicos perdem consultas em Salvador por falta de TFD em Santaluz, denunciam vereadores
Publicado em 01/10/2025 às 15:33

Pacientes até oncológicos de Santaluz estão perdendo consultas no Hospital Aristides Maltez, referência para tratamento da doença, em Salvador, por falta de carros do Tratamento Fora do Domicílio. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (1/10), em plenário, pelos vereadores Higor Lima (MDB) e Paulo Sérgio (União).

“Nessa madrugada, 1h30, um senhor perdeu um carro de TFD, perdeu de fazer tratamento no Aristides Maltez, pela falta do TFD no nosso município. Por que isso me preocupa? É rotineiro. Está acontecendo frequentemente. A saúde tem que ser prioridade. Aos vereadores dessa casa, se quiserem dialogar, estamos aqui. Não vou expor ao público as provas que essa pessoa me passou. O carro da saúde estava quebrado”, disse Higor.

“Quando ele me falou que não iria mais, tentei buscar uma solução para levar esse senhor. Só que ele já tinha desmarcado e perdido a consulta, de extrema importância. Para você que não conhece, há gritos nos corredores do Aristides Maltez. Eu estou fazendo algo que estou sendo pago para fazer. Uma situação dessa, a gente não pode permitir. Me foram dadas promessas nessa casa, de que iriam resolver esse problema, mas nada aconteceu”, continuou o edil.

“Vejo comentários acerca de que a frota da saúde encontrou alguns apesares nesse ano, por estarem batidos ou sucateados. Nosso recurso não abre margem para esse tipo de comentário. São mais de R$ 240 milhões anualmente, mais R$ 18 milhões de royalties”, completou o vereador.

Em seguida, o vereador Paulo Sérgio completou a denúncia do colega. Ele chamou a situação de “lamentável”. “Você passa meses para conseguir uma consulta e um exame. Isso às duras custas, com sofrimento, ansiedade e agonia. No dia da viagem, você tem a notícia de quem o carro encontra-se quebrado há 15 dias, sem previsão de manutenção. Realmente, é lamentável”, disse.

A presidente da Casa, Joseane Santos (PSB), reforçou o pedido para que a secretaria responsável apure a situação. Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Santaluz não tinha se manifestado sobre o assunto.

No último dia 20, o vereador Edmilson Santos de Souza, o Milson do Pereira (PSD), já tinha denunciado ao Notícias de Queimadas e Região que a van usada para o TFD no distrito do Pereira estava quebrada.

 

WhatsApp