Queimadas em situação de emergência: nível do rio alto e sem água nas torneiras
Moradores contabilizam, já nesta sexta-feira (17), os prejuízos causados pelas fortes chuvas que caíram em Queimadas, principalmente entre sábado e quinta-feira. O nível do Rio Itapicuru subiu muito, e invadiu imóveis ribeirinhos. O fornecimento de água está interrompido na cidade.
Na quinta-feira, o quiosque de Luciro – point bastante frequentado em Queimadas – foi invadido pela água do Rio Itapicuru. Vídeos enviados à redação do Notícias de Queimadas e Região mostram o local ilhado.
VEJA VÍDEO FEITO POR CÉSAR LUCIRO
Além dos problemas físicos na cidade, o fornecimento de água também é um problema. Interrompido na terça-feira (14), em Queimadas e Santaluz, o abastecimento não retornou mesmo três dias depois. Segundo a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), houve danos na captação nas Estações Leste e Medrado.
Por conta dos problemas, o prefeito de Queimadas, Ricardo Lopes (PSD), decretou situação de emergência na cidade. Segundo o decreto, "tal situação ultrapassou a capacidade de resposta do Município, sendo necessária a mobilização".
Dentre as medidas, foi autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de desastre e realizar campanhas de doação.