Queimadas : Encontro de Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024
Cerca de 50 pessoas, representando as diversas comunidade rurais, pastorais, movimentos e representantes da sociedade civil a exemplo da Secretaria de Assistência Social, Educação, Desenvolvimento Social, CMDCA, Conselho Tutelar, estiveram reunidos na manhã deste sábado (20) no Centro de Pastorais, para o Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, que tem por tema:
“Fraternidade e Amizade Social”, e lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).
A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. O texto base é o principal material da campanha, a reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF. Ele propõe despertar, de acordo com o tema e o lema, a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão.
O encontro teve o objetivo de preparar e formar multiplicadores, a fim de que a CF 2024 ocorra no território paroquial da melhor forma possível ressaltou o professor Sérgio de Mainar que assessorou o encontro.

Padre Francisco Pereira, acolheu a todos com amor fraterno e ressaltando a importância da Campanha da Fraternidade, os frutos que ela produz e as realizações que prosseguem nos anos subsequentes. Lembrou que, hoje, é oportuno trabalhar e refletir numa linha catequética. Qual efeito tem a Palavra? Somos todos irmãos e irmãs. (Mt 23,8) .E prosseguindo, lembrou que há 60 anos a Campanha da Fraternidade é uma ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, em tempo quaresmal, com o objetivo de alcançar o coração dos cristãos, motivando-os a retornar ao coração do Evangelho, vivenciando a conversão pessoal, comunitária e social.
Os presentes foram instigados a elaborarem gestos concretos para melhor viver a CF, tendo como compromisso de realizá-los no Tempo da Quaresma, como reunir a família para rezarem, palestras em escolas, visitar pessoas que estão afastadas da Igreja entre outros compromissos.
Que Maria, nossa Mãe, nos eduque para sermos verdadeiros irmãos e discípulos do seu Filho, Jesus Cristo, e verdadeiros amigos de todas as pessoas e de todos os povos, contribuindo na construção do Reino de Deus fortalecendo os vínculos de fraternidade e amizade social em toda a humanidade.